Publique-se! A plataforma de self-publishing da Saraiva

A Saraiva lançou sua plataforma de autoedição para publicação de originais: o Publique-se!

A novidade proporciona aos autores mais uma possibilidade se autopublicarem e transformarem seus textos em livros digitais, contando com a estrutura da Saraiva para distribuição e comercialização dos títulos através de seus sites: o Saraiva.com ou Siciliano.

Em breve, a operação será ampliada, oferecendo também serviços editoriais com o know-how do Grupo Saraiva, além da possibilidade do lançamento de versões impressas e eventos em loja.

A plataforma do Publique-se! tem funcionamento simples. A partir de seu cadastro no site, o autor já pode fazer o upload para inclusão dos originais. A ferramenta de conversão dos arquivos em PDF para e-Pub, formato em que o livro eletrônico será comercializado, é igualmente simplificada. Um tutorial com manual prático passo-a-passo das operações está disponível para o esclarecimento de dúvidas. Os usuários ainda podem consultar o FAQ ou entrar em contato através do atendimento online.

Em seu primeiro acesso, o autor abre o contrato em minuta simples já registrado em cartório, o termo de adesão para assinatura, além de um prospecto explicativo com o modelo de remuneração. publique-se! tem a maior remuneração do segmento em programas análogos no mercado nacional: 35%. Outro diferencial do formato inicial é a grande autonomia dada aos autores na gestão da obra.

A partir momento em que a administração do publique-se! recebe o documento assinado pelo   o autor, ele já pode disponibilizar seus e-books para venda. O tráfego de comercialização dos livros é protegido pelo sistema. O autor tem a opção também de proteger seu trabalho com o DRM, evitando distribuição ilegal, empréstimo de obras ou cópias não autorizadas.

O preço de venda dos títulos é definido pelo próprio escritor. Porém o Publique-se! sugere algumas faixas de valores, a partir do ‘números de páginas’ dos originais. Em sua página pessoal, o autor pode acompanhar a posição de seus livros no sistema, além do relatório do desempenho de vendas.

A partir do momento em que o autor inclui o original no site, pode escolher entre inserir uma arte de capa personalizada ou optar pelo layout automaticamente gerado pela plataforma.  publique-se! permite também compartilhar o link da obra nas redes sociais.

Marcilio Pousada, diretor presidente da Saraiva, afirma:  “O lançamento de uma plataforma de autoedição como o Publique-se! amplia o setor literário. Possibilita que autores que, por diversos motivos, não têm seus originais selecionados na triagem de editoras tradicionais, possam se autopublicar. O self-publishing é agregador ao incluir novos autores na cadeia. Pode funcionar também como um teste. Por exemplo, um autor que se autopublica e tem reconhecimento do seu trabalho em vendas, pode despertar o interesse do mercado. A autopublicação é saudável ao segmento editorial. Permite que mais obras cheguem aos leitores. Parte do princípio de que nada é desinteressante”.



Comente