Imagens de alta qualidade para ebooks

Estudos mostram que imagens bonitas, de alta qualidade e relevantes aumentam o envolvimento dos leitores.

Porém, pode ser sério desafio encontrar imagens de alta qualidade para o seu ebook. Um desafio adicional é descobrir se você pode usar as imagens que deseja (ou seja, se você está autorizado(a) a usá-las).

A solução é descobrir onde você pode obter imagens de alta qualidade gratuitas e aprender como usá-las (em termos de direitos de uso).

Esta postagem irá abordar o tema dos direitos de imagem (visando especificamente o Creative Commons) e explicar como os direitos das imagens devem ser atribuídos. Analisaremos os melhores recursos para imagens gratuitas.

Vamos começar com uma introdução curta e simples sobre direitos e licenciamento de imagens.

Direitos de imagem (o básico)

Na maior parte do mundo, os direitos autorais dão aos criadores de uma imagem os direitos exclusivos para fazer cópias, exibir a imagem ao público e/ou usá-la como partes em outros trabalhos. Se outra pessoa (como, por exemplo, o autor de um ebook), quiser usar a imagem, precisará obter permissão do criador e, possivelmente, pagar por uma licença.

Será que isso significa que, para cada imagem que você deseja usar em seu livro digital, você deve encontrar o autor da imagem, pedir permissão e até mesmo pagar para usá-la? Não, felizmente. Isso vai depender do tipo de licença atribuída à imagem. O autor de uma imagem pode decidir liberar a imagem com uma licença que permite utilizações específicas, por exemplo. Enquanto você ficar obedecer as regras da licença, você estará dentro da lei.

Usar uma imagem de uma maneira que não esteja de acordo com a licença a ela atribuída é considerado violação de direitos autorais. Se tiver sorte, você pode ter apenas que excluir a imagem (parar de usar a imagem. Mas, na pior das hipóteses, você poderá ser processado(a). Com isso em mente, certifique-se de compreender os termos das licenças anexadas às imagens que deseja usar.

A maioria das licenças de imagem seguem as seguintes condições para a utilização:

  • Tipo de utilização: uso comercial ou não-comercial. Por “uso comercial” entenda-se “qualquer utilização de uma imagem para vender ou promover um produto, serviço ou ideia”;
  • Atribuição: pode ter de ser dado crédito ao criador original da imagem e no formato exigido (por exemplo, um link) específico;
  • Modificação: a imagem só poderá ser usada sem alterações ou (outra hipótese) você pode ter autorização para modificá-la e criar novas imagens ou materiais a partir dela;
  • Número de utilizações: algumas licenças podem limitar o número de vezes que uma imagem pode ser usada.

Agora que nós cobrimos o básico, vamos dar uma olhada nas licenças comuns usados para imagens on-line.

Tipos comuns de licença de imagem

Quando você fizer uma busca online por imagens para o seu livro digital, você vai encontrar diferentes tipos de licenças.

Estes são os tipos mais comuns de licenças (juntamente com explicações sobre o que elas significam, da menos até a mais restritiva):

Domínio público

Se uma imagem é descrita como sendo de domínio público, isso significa que os direitos autorais do criador podem ter expirado, foi dado por completo ou não era aplicável. Imagens de domínio público podem ser usadas para qualquer finalidade (comercial ou não-comercial), sem necessidade de creditar o criador da imagem, um número ilimitado de vezes e, além disso, podem modificadas.

A única coisa a notar é que a lei de direitos autorais é uma questão específica para cada país e embora muitos países estejam de acordo sobre termos dos direitos, obras de domínio público em um país ainda podem estar sujeitas a direitos em outro país.

Creative Commons

Quando você buscar imagens para o seu ebook na Internet, vai se deparar com imagens licenciadas sob Creative Commons. Este é um tipo relativamente novo de licença que foi projetado para ajudar que autores (em geral, não só autores de imagens) facilmente mudem os termos e as condições e permitam que outros usem as suas obras sob condições específicas.

Todas as imagens licenciadas sob Creative Commons podem ser copiadas e distribuídas para fins não comerciais com algumas utilizações específicas e, normalmente, o autor da imagem original deve receber os créditos. Além disso, uma licença Creative Commons indicará se:

  • o uso comercial é permitido ou não;
  • trabalhos derivados são permitidos ou se a obra (no caso a imagem) deve permanecer inalterada;
  • o compartilhamento do novo trabalho (se for permitido) deve ser feito sob a mesma licença.

A organização Creative Commons oferece uma explicação fácil de ler e entender para cada tipo de licença. Visite, por exemplo, https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 se você estiver em dúvida se pode usar uma imagem para o que você está planejando.

Royalties gratuitos

Imagens com royalties gratuitos, apesar de ter a palavra “gratuitos” no nome, não estão disponíveis de forma gratuita.

Esta é uma licença paga, mas a taxa não é uma taxa de utilização paga a cada vez que uma imagem for usada. Em vez disso, você paga uma taxa inicial e, então, pode usar a imagem quantas vezes precisar sem pagar mais nada por isso.

Algumas outras restrições desta licença podem ser aplicadas para utilizações específicas (por exemplo, conteúdo destinado à impressão).

A Shutterstock é um exemplo de site de imagem que oferece imagens deste tipo para download (imagens que podem, então, serem usadas para sempre).

Direitos de gestão

Em contraste com as imagens do tipo royalties gratuitos, você também pode encontrar imagens com direito controlados. Neste caso, a licença permite que você use uma imagem, uma vez, conforme especificado. Para quaisquer outros usos da imagem, uma licença adicional deve ser adquirida. Muitas vezes, esta licença pode ser comprada, previamente, por um determinado número de utilizações.

Se você quiser uma imagem que ninguém nunca será capaz de usar (chamada de “licença exclusiva”), você também vai estar lidando com uma licença com direitos de gestão.

A Getty Images é um dos sites mais conhecidos de imagens. Eles são muito respeitados em vender imagens com direitos gerenciados.

Agora que você compreende as diferentes licenças de imagens que você pode encontrar na Internet, vamos nos concentrar nas imagens que você pode usar gratuitamente (uma vez que a maioria dos autores independentes têm orçamentos limitados).

Como usar imagens gratuitas

Tanto as imagens de domínio público e como aquelas de licença Creative Commons podem estar disponíveis para você usar de graça. Então, qual é a diferença?

Em poucas palavras, obras de domínio público são completamente gratuitas para uso sem restrições (no país em questão), enquanto as imagens com licença Creative Commons podem exigir que você credite o autor ou podem impor limites quanto à modificações permitidas.

Se você estiver usando imagens gratuitas que encontrou online, certifique-se de seguir estas recomendações:

  • antes de usar uma imagem, verifique e entenda o tipo de licença que se aplica à imagem;
  • obtenha imagens de sites de boa reputação, sites que sejam muito claros sobre os termos de uso, e, tanto quanto é possível, sites cujos usuários comprovem que, de fato, são os autores das imagens;
  • obedeça os termos da licença. Por exemplo, se a licença especifica que nenhuma modificação pode ser feita, não faça pequenas mudanças esperando que ninguém vai notar;
  • dê créditos quando claramente necessário.

É importante notar que as licenças Creative Commons especificam que você dê “crédito apropriado” para o autor original ou para proprietário dos direitos autorais. Isso pode significar fornecer o nome do autor da imagem, um aviso de copyright, uma nota de licença, um aviso de isenção de responsabilidade e/ou um link para a imagem original.

Ao creditar uma imagem, é importante prestar atenção às especificações do proprietário dos direitos autorais. Se, por exemplo, o criador tem uma nota anexada à página da imagem dizendo “Por favor, dê créditos a ‘O Pensador’ como o autor desta imagem”, então, use esse nome nos créditos. Você também pode atribuir o nome do usuário ou do site se um nome completo não for fornecido.

Se a imagem tem um título, utilize-o nos créditos. Senão, você pode simplesmente dizer “Imagem de …”. Se possível, faça um link para a fonte original da imagem, e sempre que possível, adicione um link para a licença Creative Commons.

Apresentei muitas informações até agora. Mas para ajudar você ainda mais, vou compartilhar alguns grandes sites de imagens que você pode usar para obter imagens gratuitas de qualidade

Os melhores recursos gratuitos

Como mencionado no início desta postagem, belas imagens são importantes para o seu ebook.

Depois de entender como escolher imagens que irão aprimorar a aparência de seu livro digital, agora você ainda precisa encontrá-las.

Há muitas listas de sites onde você pode encontrar imagens gratuitas. Já apresentamos alguns. Mas, desta vez, quero destacar os melhores.

Pixabay

O Pixabay tem mais de meio milhão de imagens completamente gratuitas (fotos, vetores e ilustrações) que podem ser utilizadas sem atribuição ou mesmo sem um link para o site.

A busca por imagens funciona razoavelmente bem, mas depende dos autores das imagens as terem adequadamente marcado quando fizeram o carregamento.

Se você quer imagens de domínio público de muito boa qualidade, o Pixabay é um ótimo lugar para começar.

Deviant Art

O Deviant Art é uma comunidade de artistas e fotógrafos, muitos dos quais permitem que seus trabalhos sejam utilizados para fins comerciais ou não comerciais, normalmente exigindo um link para o perfil do autor.

O Deviant Art não fornece filtros de pesquisa para licenças Creative Commons. Mas você pode usar o Google para pesquisar no website do deviantart.com juntamente com a frase “Creative Commons insite:deviantart.com”.

Se você quiser imagens exclusivas (que não estão necessariamente disponíveis em outros sites), você pode buscar no Deviant Art. Como muitos dos artistas são independentes, o site também é um ótimo lugar se você quiser trabalhos por encomenda com base em algo que você encontrou no site.

Uma outra dica: dê uma olhada em http://search.creativecommons.org/. Não é um mecanismos de busca comum, mas fornece acesso a motores de busca fornecidos por outras organizações, como o Flickr, o Pixabay e o Wikimedia.

Wikimedia Commons

Tal como o seu site parceiro Wikipedia, o Wikimedia é uma enciclopédia gratuita de imagens.

Ele tem um banco de dados gratuito para uso arquivos de mídia, que hoje conta com cerca de trinta milhões de mídias. As imagens do Wikimedia estão disponíveis sob várias licenças de conteúdo aberto ou de domínio público, de modo que os termos para cada imagem precisam ser verificados para ver se uma atribuição de licença ou outras restrições são exigidas. As imagens tendem a ser de muito boa qualidade e a funcionalidade da pesquisa é de alto nível.

As imagens do Wikimedia são mais literais do que conceituais. Portanto, é bom você verificar isso, se você está à procura de imagens para ilustrar obras gerais.

Conclusão

Usar imagens gratuitas em seu ebook pode definitivamente poupar muito dinheiro, mas também exige que você tenha algum entendimento sobre licenciamento de imagens para evitar problemas.

Dito isto, imagens de domínio público e licenças Creative Commons podem ser usadas sem problemas se você seguir as melhores práticas que compartilhei acima.

Agora, você não só deve entender como as imagens são licenciadas, mas também como identificar boas fontes para imagens e simplificar o processo de busca e de inserção de imagens em seu livro digital.

Tentei fornecer um guia completo sobre o uso de imagens gratuitas. Mas sei que posso ter ignorado alguns recursos úteis. Por favor, compartilhe nos comentários suas dicas sobre como trabalhar com imagens gratuitas, bem como quaisquer fontes adicionais que você conheça.

Comente