Perguntas e Respostas

Mobi versus autoconversão Kindle

Pergunta: “Por que eu iria querer contratar os serviços de vocês para converter um arquivo mobi se a Amazon me permite enviar um arquivo do Word e irá convertê-lo para mim?”

Primeiramente, um arquivo mobi é o único arquivo que a Amazon aceita publicar no Kindle. Hoje em dia, você pode enviar um arquivo do Word para uma loja Kindle e, às vezes, isso funciona bem. O problema é que, quando Kindle auto converte o arquivo, o resultado pode ou não ter uma boa aparência. Realisticamente, você provavelmente terá muito trabalho formatando o seu arquivo do Word para torná-lo adequado e com bom aspecto após o processo de conversão automática da Amazon. Muitas vezes é um processo de tentativa-e-erro.

O que nós fazemos é nos certificarmos de que seus arquivos de ebook sejam formatados e estruturados adequadamente para todas as diferentes plataformas e dispositivos, tais como os muitos modelos de leitores Kindle. Sem a formatação adequada, você pode ter problemas com a seu sumário, os títulos de seus capítulos, etc.

Além disso, se você usar a autoconversão do Kindle ao submeter seus originais à Amazon, você ainda terá a necessidade de obter a versão ePUB de seu ebook (se você deseja publicá-lo em outras livrarias online).

Há muitas maneiras diferentes de produzir ebooks. Nossa empresa é apenas uma das opções online. Formatamos e convertemos ebooks de alta qualidade para formatos mobi, ePUB. Com eles, você pode garantir o profissionalismo da aparência do seu livro digital.

Padrões de ebooks

Pergunta: “Qual é a diferença entre um ebook de layout fixo e um ebook fluido?”

Os ebooks que você normalmente lê (como um ebook Kindle ou um romance, etc.) são o que denominamos de “fluidos”. Em um ebook com esse tipo de layout você pode redimensionar as fontes e o livro apenas se reorganiza. Um leitor pode tornar as fontes maiores ou menores e a página só vai fluir para se adaptar. Um leitor pode ler no modo paisagem ou ler no modo retrato e o texto, bem como as imagens, vão ocupar por completo a página conforme as especificações do leitor.

Pergunta: “Então, o que é um ebook de layout fixo e por que eu iria usá-lo em meu ebook?”

De fato, há um outro formato chamado layout fixo que basicamente define páginas individuais. Neste formato, os leitores não podem alterar o tamanho da fonte e as imagens ficam exatamente onde deveriam estar, ao lado de um texto específico. Esses ebooks têm uma aparência horrível em iPhones e muito boa em tablets.

Pergunta: “Eu devo utilizar o layout fixo ou fluido para o meu ebook?”

Geralmente as pessoas pensam que o layout fixo é uma boa solução, mas na prática, não é a solução ideal para um ebook comum (a menos que você realmente queira um design específico, um layout que o leitor não possa alterar). O layout fluido é muito melhor e o mais usado (porque funciona em todos os dispositivos).

Pergunta: “Diferentes livrarias já rejeitaram o meu ebook, pois não atendia a certos padrões para arquivos. Quais são alguns desses padrões de formatação de ebook e quem os define?”

Plataformas diferentes têm critérios diferentes. E todas elas encaram problemas de diferentes maneiras. Algumas livrarias publicam seus padrões de conversão de forma aberta, mas também há um pouco de alquimia e aleatoriedade envolvida. Neste ponto a Amazon é a melhor.

Se você já tentou publicar na Smashwords (na condição de autor premium) sabe do que eu estou falando: as exigências são enormes e muitos ebooks são rejeitados até que se façam alterações. Não compensa, pois as vendas são ínfimas.

Comente