Como converter ebooks Kobo para ePUB

Converter um ebook Kobo para ePUB pode parecer difícil. Afinal, como todas as empresas tendem a ser monopolistas, a Kobo é um exemplo disso.

Se você tem algum conhecimento sobre eooks, sabe que a Kobo usa o Adobe DRM para proteger os arquivos ePUB e PDF.

Com o crescimento da Kobo, a empresa parece querer vincular seus clientes aos seus próprios dispositivos e aplicativos de leitura. Para isso a empresa adicionará outra camada (tecnicamente denominada “shell“) ao seu ebook (você pode considerá-la como uma outra DRM desenvolvida pela Kobo).

É por isso que você pode não conseguir encontrar ebooks ePUB no seu dispositivo de leitura Kobo. Na verdade, os ebooks estão arquivados lá, mas não nos formatos ePUB ou PDF. Mas estão lá como arquivos sem qualquer nome de extensão. Esses arquivos estão salvos em uma pasta chamada “KEPUB”.

Normalmente o caminho da pasta KEPUB é:

C:\Users\[nome do usuário]\AppData\Local\Kobo\Kobo Desktop Edition\kepub

Antigamente poderíamos lidar com esses arquivos com um plugin gratuito do Calibre chamado “obok”. Mas desde que o dispositivo de leitura Kobo foi atualizado para a versão 3.19, o plugin obok não funciona mais.

[junkie-alert style=”green”]Atualização de conteúdo: o plugin obok foi atualizado há alguns meses e, agora, ele também suporta a versão 3.19. [/junkie-alert]

Mas há outra solução: o Epubor Ultimate.

Passos simples para converter ebooks Kobo para ePUB:

  1. baixe, instale e abra o Epubor Ultimate;
  2. se os livros estiverem sincronizados pelo aplicativo de leitura Kobo, você os visualizará na biblioteca do lado direito do Epubor Ultimate. Mas se os ebooks estiverem salvos em seu leitor Kobo, por favor, conecte o dispositivo ao computador via USB (você também visualizará os ebooks na biblioteca do lado direito);
  3. arraste os ebooks para a parte esquerda (que é a área de trabalho). Esses ebooks serão descriptografados automaticamente;
  4. Clique em “Arquivo >> Explorar pasta descriptografada“. Os ebooks ePUB estarão arquivados lá.
    Você não precisa escolher “ePUB” como formato de saída e converter os arquivos, porque, como afirmei anteriormente, esses ebooks são arquivos ePUB com shells (camadas do programa). Quando os ebooks Kobo forem descriptografados, as shells terão desaparecido, deixando os arquivos ePUB.



Comente