A Amazon cobra custos de entrega de autores que optam por royalties de 70%. Os custos de entrega são iguais ao número de megabytes que o arquivo do ebook contém, multiplicados pela taxa do custo de entrega de R$ 0,30/MB (para o caso das vendas na Amazon brasileira).
Assim, quanto menos megabytes seu ebook tiver, melhor. Uma das maneiras mais fáceis de reduzir o peso (em megabytes) de seu ebook é a otimização das imagens internas nele contidas.
[junkie-alert style=”yellow”] Caso seu ebook não contenha imagens internas, então esta postagem não é ideal para você. [/junkie-alert]
Sumário
Por que você deve otimizar imagens?
As imagens têm uma grande peso em termos do tamanho total de um ebook. Pense em como você adquiriu suas imagens:
- em um site de banco de imagens
- através de sua câmera
- um dispositivo móvel
- uma pesquisa na web
A maioria dessas imagens provavelmente foram produzidas em uma qualidade muito alta, pronta para impressão. Algumas podem ter sido redimensionadas para algo mais adequado para a Internet, mas algumas não. A maioria não está otimamente compactada e contém dados extras que não servem para o leitor do seu livro digital.
Basicamente, essas imagens são maiores em megabytes do que precisam ser.
O que é otimização de imagens?
Para os propósitos desta postagem, vamos nos concentrar nos problemas de tamanho de arquivo com imagens não otimizadas.
Simplificando: menor tamanho das imagens (em megabytes) = menores custos = maiores lucros.
Os conceitos-chave da otimização de imagens se resumem às dimensões das imagens (tamanho visual, largura x altura) e compressão (qualidade da imagem, etc.).
Compressão
Na definição mais básica, algoritmos de compressão com perdas tentam encontrar e reduzir pixels redundantes dentro de uma imagem. Claro, quanto mais agressiva for a compressão, mais pixels você tirará da imagem, reduzindo a qualidade.
Onde comprimir imagens
Os programas editores de imagem não fazem um bom trabalho de compactação de imagens, por isso precisamos executar nossas imagens através de uma ferramenta de compressão. A ferramenta gratuita que utilizo é: http://optimizilla.com
Basta fazer o upload das imagens clicando no botão “Enviar” para selecioná-las. Após a otimização você pode baixar a imagem otimizada clicando em “Baixar” (ou no botão “Baixar todos”).
No exemplo abaixo, conseguimos uma redução de -77% no peso em megabytes da imagem.
Além disso, você pode comparar a qualidade da versão original com a versão otimizada e decidir deseja fazer nova otimização (optando por reduzir a qualidade em troca de mais redução no peso em megabytes, ou não).