Tutorial Scrivener 3

Muitos autores e autoras acostumados a usar o Microsoft Word perguntam: “o que o Scrivener 3 pode fazer que eu já não consigo fazer no Microsoft Word?” A resposta está neste Tutorial Scrivener 3.

Um amigo me disse: “Eu uso o Scrivener para escrever meus romances. Eu costumava usar o Word, mas literalmente não consigo imaginar como escreveria um romance sem o Scrivener agora… Não há nada que se compare à visão de capítulos do Scrivener para ver onde o livro foi e está indo.”

Então eu comprei o Scrivener 3.

E não voltarei ao Microsoft Word tão cedo.

O Scrivener é uma ferramenta excepcional para escritores porque oferece suporte em todas as fases do processo de escrita. 

Confira a versão atual do Scrivener e faça um teste gratuito aqui

Tutorial Scrivener 3

Aqui está o que eu uso para o Scrivener:

1. Capture mais ideias para histórias

Antes de comprar o Scrivener, minhas pesquisas para um livro duravam muito tempo.

Quase todos os dias eu lia algo interessante referente à história do romance ou ao tema do livro de não-ficção, encontrava frases que queria lembrar, ou via uma foto no Pinterest que me lembrava um de meus personagens.

No passado, tive dificuldade em reunir todas essas ideias em um só lugar organizado. Eu tinha dezenas de documentos do Word espalhados em meu computador com trechos de texto ou capturas de tela. Eu tinha pilhas de pedaços de papel por toda a casa.

O Scrivener fez tudo isso desaparecer.

Agora tenho um documento para capturar todas as minhas ideias (sejam elas imagens, trechos de texto, links para artigos ou citações de um romance). E esse documento fica armazenado com meu manuscrito nos arquivos do Scrivener, de fácil acesso a qualquer momento que estou escrevendo.

Existem locais para criar modelos de personagens ou fichas de referência de personagens, para que você tenha todos os documentos de desenvolvimento de personagens e trabalhe no mesmo local com seu manuscrito.

Para livros de não-ficção e projetos de redação, você pode adicionar sua pesquisa diretamente nas guias de pesquisa do Scrivener. Novamente, é quase como criar um único fichário online para todo o seu trabalho em um livro.

Eu não poderia ter feito isso com o Word em um único documento.

2. Estruture seu livro com o Scrivener 3

Desde meu primeiro teste com o Scrivener, trabalhei em 5 projetos de livros e fiquei impressionado com o quanto é mais fácil manter-me organizado, especialmente entre capítulos e subcapítulos.

Existem recursos que ajudam você a ver cenas e locais para anotações, para que você possa lembrar quais são seus objetivos de cena para cada capítulo. Ele permite que você veja rapidamente o esboço do documento, em vez de ter várias janelas abertas em cada sessão de escrita.

Algumas pessoas me perguntaram se eu crio documentos Word separados para cada capítulo de livro, e agora digo: “Não mais.”

O Scrivener 3 me permite manter todos os capítulos de meus livros separados, mas facilmente acessíveis, o que é conveniente quando se trabalha em um grande projeto.

3. Aumente sua produtividade com o Scrivener 3

O Scrivener 3 também permite criar metas de contagem de palavras para cada seção.

Portanto, se você precisar escrever mais 5 capítulos de pelo menos 1.000 palavras, o Scrivener permite inserir cada objetivo e ver rapidamente o quão perto você está de alcançá-los.

Adoro contar palavras como parte de minhas metas diárias de escrita. Isso me mantêm motivado!

4. Sincronize entre seu computador e celular

Muitas vezes, quando estou preso em um capítulo, gosto de dar um passeio para clarear a cabeça e pensar em soluções.

Se alguma ideia chegasse a mim durante esse passeio, eu a anotaria no bloco de notas do meu celular e teria que enviá-la laboriosamente por mensagem ou copiá-la e colá-la quando voltasse ao meu computador.

O novo aplicativo iOS do Scrivener torna esse processo simples. Posso sincronizar meu capítulo com meu celular e levá-lo comigo sem precisar alternar entre diferentes aplicativos e documentos. É uma grande economia de tempo.

5. Facilidade ao publicar

A opção de compilação avançada do Scrivener permite formatar rapidamente seu livro em PDFs prontos para publicação, eBooks, como ePub e mobi (para Amazon Kindle), que você pode publicar diretamente em serviços como Kindle Direct Publishing, e até mesmo em documentos para os editores.

Isso pode ser um grande impulso para a eficiência. Além disso, você não precisa aprender como converter para todos esses formatos sozinho.

Scrivener pode ser instalado em Macs e PCs.

Pronto para experimentar o Scrivener? Você pode baixar uma versão de avaliação gratuita aqui.

Resumindo, o Scrivener é melhor que o Word para escritores. Se você está tendo dificuldades para escrever projetos grandes com o Word, é hora de fazer uma atualização.

Comente