Existem três maneiras básicas para você construir uma página web (ou página única de site) sem digitar uma única linha de código. Em ordem crescente de complexidade:
- Contratar um web designer para fazer isso por você;
- Usar uma página de destino/construtor de site;
- Usar um tema personalizado do WordPress.
Esta postagem irá detalhar os prós e os contras de cada uma dessas opções, assim como tudo o que você precisa saber para começar seguir o caminho que você escolher.
Opção 1: Contrate um Web Designer
Se você tem o dinheiro para pagar, esta não é apenas a mais simples, mas provavelmente também a melhor opção estética.
Web designers são profissionais quando o assunto é criação de páginas ou sites para a web
Se você quiser contratar um web designer, você tem 2 opções básicas:
1) Contrate uma empresa ou designer respeitável: você pode encontrar muitos web designers, pesquisando no Google. Mas tenha cuidado, pois ter esta página web para seu livro é algo de muita responsabilidade e você quer ter certeza de que você está lidando com um profissional.
2) Encontre um freelancer: também pesquisando no Google, muitas vezes você vai ser capaz de encontrar web designers freelancers por uma fração do preço. Mais uma vez: tome cuidado, porque você recebe o que você paga.
Uma nota importante:
Dependendo de quem você contratar, o desenvolvimento pode ou não ser incluído no projeto. Essencialmente, os web designers criam uma imagem de exatamente como o seu site vai ficar. Já os desenvolvedores transformam essa imagem em um site real, funcionando. Alguns web designers fazem as duas coisas, mas sempre verifique antes de contratar, ou você pode estar pagando por uma imagem em vez de um site acabado.
Opção 2: Use um construtor de site
Nos últimos anos, uma tonelada de editores de altíssima qualidade do tipo “o que você vê é o que obtém” chegaram ao mercado. Eles são um pouco diferentes entre si, mas há dois que recomendo.
1) Weebly: este é o mais fácil de usar e, de longe, o que tem preços mais razoáveis. O Weebly é um serviço de criação de sites em que qualquer pessoa pode fazer um site de forma gratuita, sem ter necessidade de aprender HTML. Tudo é feito online, em português, sem ser necessário a instalação de nenhum software. Você pode realmente fazer alguns sites muito bons usando o Weebly e é muito simples.
2) Webflow: o Webflow é um pouco mais complicado do que o Weebly, mas vale por sua funcionalidade. Se você tem uma noção básica de CSS e HTML, este é o caminho a percorrer.
Ambas as ferramentas permitem que você experimente o produto de graça, por isso, se você está curioso(a), inscreva-se em ambas e experimente-as para ver qual você prefere.
Opção 3: Use um tema do WordPress
O WordPress é uma plataforma de blogging que se tornou uma plataforma para gerenciar completamente qualquer tipo de site. A partir de 2014, aproximadamente 19% de toda a internet funciona com base no WordPress. Há muitos benefícios de usar o WordPress, o maior dos quais é a facilidade de editar o seu conteúdo online.
Você pode contratar um web designer para criar um site WordPress para você (descrito na opção 1) ou, como alternativa, você pode usar um design-modelo também chamado tema. Os temas são muito baratos, geralmente menos de R$60,00. Então, se você é técnico o suficiente para entender como funcionam esses temas, eles são uma ótima opção para a concepção de um site bonito mas barato. Aqui estão alguns dos melhores lugares para encontrar temas:
1) Templatic.com: uma das melhores coleções de temas online. Dê uma olhada neste tema em particular Ebook;
2) Elegant Themes: possui temas mais visuais, mas são incrivelmente flexíveis e personalizáveis.
Se você gostou da ideia de usar um tema WordPress, mas isso parece intimidante para você, não se preocupe. Há uma série de passos, mas todos eles são simples o suficiente, mesmo se você não sabe nada sobre a internet. Mas, este é um assunto mais específico e não temos tempo para ensinar, no momento.