Como dar título ao seu livro

O título é, provavelmente, a decisão mais importante do marketing de um livro. Surpreendentemente, há poucos tutoriais e dicas quando a questão é encontrar o título de um livro. As poucas dicas que encontrei são banais, superficiais ou prejudiciais. Como disse, encontrar o título certo é possivelmente a mais importante decisão de marketing de um livro (embora a maioria das pessoas não pensem sobre isso como marketing).

Assim como as empresas gastam milhões em nomear novos produtos, você deve gastar tempo e energia suficientes para encontrar o título certo para o seu livro. Esta é uma decisão muito importante. Garanta que o seu livro tenha a melhor chance possível de sucesso.

Por que o título de um livro é importante?

O título é a primeira coisa que alguém vê ou ouve falar de seu livro. Através do título cria-se um julgamento sobre o conteúdo do seu livro.

Sejamos claros: um péssimo livro com um bom título não vai resultar em um livro melhor. Mas um título ruim quase certamente irá impedir um bom livro de alcançar sucesso.

Com base em dados de pesquisa empírica, criei uma imagem muito clara do que acontece nas mentes de potenciais leitores quando eles avaliam um livro. Leitores avaliam um livro nesta ordem (assumindo que eles se deparam aleatoriamente com os livros em livrarias online como a Amazon):

  1. o título do livro;
  2. a capa do livro;
  3. a descrição do livro;
  4. os comentários;
  5. o próprio texto do livro (quando usam a função “ver dentro” ou baixam a “amostra grátis” para ler alguns parágrafos);
  6. o preço

Portanto, o título é, na maioria dos casos, a primeira coisa que um potencial leitor vê ou ouve sobre seu livro (mesmo antes da capa).

Em resumo: gaste tempo para descobrir o melhor título possível para o seu livro, porque isso vai determinar uma grande parte do que as pessoas pensam sobre ele, e, portanto, o seu sucesso.

As 5 características de um bom título de livro

Um bom título deve ter todas essas características:

  • ele chama a atenção;
  • é memorável;
  • dá uma ideia sobre o conteúdo ou tema do livro;
  • é fácil dizer;
  • não é embaraçoso ou causa impedimento moral para alguém.

Vamos detalhar mais isso.

1. o título chama a atenção: esta deve ser uma característica bastante óbvia. Há um milhão de coisas atraindo a atenção das pessoas, e você precisa de um título que se destaque. Um título ruim é aquele que é chato ou parece chato. Há muitas maneiras para chamar a atenção: você pode ser provocativo, polêmico, emocionante, você pode fazer uma promessa, etc. A questão é: o título do seu livro deve fazer um potencial leitor parar e prestar atenção nele.

2. o título do livro deve ser de fácil memorização: isto não é a mesma coisa que obter simples “atenção” (embora muitas pessoas pensem que é). É muito mais fácil obter a atenção de alguém, e, em seguida, ser esquecido, do que obter uma reação e ser lembrado.

O título do livro não é apenas a primeira coisa que os potenciais leitores ouvem falar de seu livro. O título também é a única informação que os leitores possuem e que pode levá-los a decidir pela compra do livro.

Além disso, muitas vezes, o título é tudo o que um potencial comprador consegue ver ou ouvir. Se um título puder despertar o interesse, então o livro atravessa o primeiro de muitos obstáculos na disputa para ser notado.

3. o título dá uma ideia sobre o conteúdo ou tema do livro: esta é uma característica menos importante para livros de ficção, mas muito relevante para livros de não-ficção. O título, incluindo o subtítulo, deve dar ao leitor uma ideia sobre o tema do livro. Você deve fornecer às pessoas ideias sobre o que poderiam encontrar no seu livro. Você deve ter a certeza de que se tivesse que dizer a uma pessoa o título de seu livro em uma festa, essa pessoa não teria de perguntar do que se trata.

Além disso, não tente títulos muito elaborados ou inteligentes. Um título que é muito inteligente ou possui sinais pouco claros sobre o tema do livro é para pessoas que entendem de imediato uma palavra ou frase do título. Isto fará com que aquelas pessoas que não entendam o título de imediato se sintam estúpidas, e, portanto, menos propensas a comprar o livro. Ao usar uma palavra ou frase que não seja imediatamente compreensível pelo seu público-alvo ou que não transmita a ideia do livro, você está colocando um grande obstáculo para o potencial leitor.

4. o título é fácil de dizer: isto está intimamente ligado ao ser compreensível, mas não é exatamente a mesma coisa. Usar um título obscuro ou palavras difíceis de pronunciar não é uma boa escolha. Os populares trava-línguas e as frases difíceis de dizer reduzem a probabilidade de que as pessoas vão se envolver com o livro ou dizê-lo em voz alta para outras pessoas. Este é um conceito chamado de fluência cognitiva, ou seja, as pessoas estão mais propensas a lembrar e responder favoravelmente a palavras e frases que possam entender e pronunciar de imediato. Em resumo: não tente ser muito sofisticado(a), pois você corre o risco de tornar-se obscuro(a). Isso só vai prejudicar o título do seu livro.

5. o título não deve ser embaraçoso ou causar impedimento moral para alguém: é um fato básico da Psicologia humana que as pessoas não gostam de se sentir estúpidas. Se um título de livro é difícil de pronunciar ou se é uma frase que soa estúpida, essas pessoas tornam-se muito menos propensas a comprar o livro e definitivamente não vão falar sobre ele com outras pessoas.

Uma das coisas mais importantes para pensar ao escolher o título de um livro é a forma como este título facilita a propaganda boca-a-boca. Realmente, o que você deve fazer é pensar como as pessoas vão se sentir em dizer o título do livro em voz alta para outras pessoas. Será que isto vai fazer com que os ouvintes as considerem mais inteligentes ou estúpidas?

O pior título possível é aquele que faz alguém parecer estúpido depois de dizer isso em voz alta. Por exemplo, se o título de um livro é algo como “Por que o racismo é importante” ninguém jamais vai dizer isso a alguém. Não importa o quanto o livro seja bom (se é que um livro com este título pode ser bom), ninguém vai fazer publicidade boca-a-boca (exceto pessoas racistas). O contexto social não apenas importa, importa muito.