Como validar seu eBook usando o Kindle Previewer

Curioso(a) para saber como o seu ebook Kindle vai ser representado em um iPad Apple? Ou em um iPhone? Em um Kindle Paperwhite?

Os leitores que compram ebooks da Amazon, não os leem apenas em Kindles. Eles têm muitas opções para a leitura de ebooks. Eles podem ler em:

  • dispositivo Apple iOS, como um iPod, iPad, iPhone;
  • dispositivo Android;
  • Kindle Fire;
  • dispositivo Kindle e-ink, como o Kindle Touch ou Paperwhite;
  • computador.

A Amazon criou ferramentas (aplicativos e dispositivos de leitura) que permitem que os leitores decidam como querem ler seus ebooks. Mas aqui está o problema: só porque o seu ebook aparece corretamente em um Kindle Paperwhite não significa que o mesmo aconteça em um iPad Mini Apple.

Por que você deve se preocupar
Um autor com quem trabalhei teve seu ebook profissionalmente formatado e enviado para a Amazon por um serviço de terceiros. O ebook apresentava muito boa apresentação no Kindle Touch, mas tinha linhas inteiras de texto faltando quando lido em um iPod da Apple e em um tablet Android.

Além disso, não havia como navegar facilmente pelo ebook no meu iPod ou Android porque o sumário (TOC) e os menus de navegação estavam faltando. A ausência do TOC é um grande obstáculo à usabilidade em um ebook de não-ficção.

O que deu errado?
O que aconteceu? A empresa contratada simplesmente converteu o arquivo original para um ePUB e o enviou para a Amazon (uma prática comum para muitos editores).

Verifiquei o arquivo ePUB usando um validador do IDPF, e ele foi aprovado pelo padrão. Li o ePUB no Adobe Digital Editions (um aplicativo gratuito para leitura de ePUB’s) e tanto o TOC como as linhas de texto estavam representadas de modo correto.

Mas, embora a Amazon aceite arquivos ePUB, os formatos próprios da Amazon são o mobi e o KF8. Arquivos ePUB têm que ser convertidos pelo portal de conversão da Amazon em dois formatos, e esses dois formatos de arquivo têm que atender às diferentes maneiras como um ebook pode ser lido nos dispositivos da empresa.

Eu sou um editor, não um programador, mas parecia que algo deu errado ou:

  • no processo de conversão de ePUB para mobi/KF8, ou
  • havia um problema com os aplicativos iOS e Android.

Já que o ebook era bem apresentado em um Kindle Touch, suspeitei que o problema era com os aplicativos iOS e Android.

Soluções?
Você provavelmente já percebeu que esses tipos de problemas podem custar vendas. O que você faria se seu ebook não fosse bem apresentado (como deveria) em um dispositivo ou aplicativo Kindle da Amazon?

Em primeiro lugar, parece que a Amazon tem realmente tentado tornar as coisas mais fáceis para os autores quando o assunto é fazer o upload de ebooks usando a ferramenta mais popular entre eles: o Word. Porém, a maioria dos autores com quem já trabalhei (e que criaram seus livros a partir do Word e, depois, enviaram diretamente para a Amazon), relataram algum tipo de problema de conversão.

Neste caso (para quem usa apenas o Word), talvez o melhor conselho seja: mantenha as coisas simples ao criar seu texto. Evite fontes complexas, espaçamentos absurdos, inserção de tabelas no modo código (prefira modo imagem). Quer saber mais a respeito? Baixe gratuitamente nosso tutorial Como Formatar seu eBook para Kindle usando o Word.

Você terá pouco controle sobre os problemas dos aplicativos, mas recomendo entrar em contato com a Amazon se você suspeitar que há um problema na forma como um ebook está sendo exibido em um aplicativo.

Como verificar seu ebook
Você não têm um Kindle Fire? Ou um iPhone?

Claro, pois é muito improvável que você possua todos os dispositivos que os leitores podem usar para ler ebooks. Mas a Amazon tem a solução: o Kindle Previewer.

O Kindle Previewer permite que você verifique como o seu ebook está sendo representado em vários ambientes de leitura e tudo isso a partir do seu computador.

Onde obter o Kindle Previewer?
Faça login em sua conta na Amazon. Quando você enviar seu arquivo ebook para a Amazon, você terá a opção de visualizá-lo no “Pré-visualizador Online” ou no “Kindle Previewer” antes de efetivamente publicá-lo.

Pré-visualizador

Ambos os visualizadores  trabalham da mesma maneira e são projetados para simular como seu ebook será representado nos vários dispositivos. Se você não tem um dispositivo de leitura específico, o Kindle Previewer é uma alternativa de verificação mais aceitável.

Gosto do “Kindle Previewer” porque gosto da conveniência de ter o visualizador no meu computador. Você pode baixar o Kindle Previewer aqui. Mas ele precisa trabalhar em conjunto com KindleGen, de modo que você deve baixar o KindleGen também. Mas você não tem que abrir o KindleGen. Ele só precisa estar instalado em seu computador.

Tenha em mente que o Kindle Previewer só lê ePUB, mobi, OPF e arquivos HTML. Você não sabe o que são esses tipos de arquivo? Não se preocupe. Você pode converter seu livro para um arquivo mobi muito simplesmente baixando o arquivo do ebook de visualização na sua conta Amazon (veja o link “Baixar arquivo para pré-visualização” na imagem acima).

E aqui estão as várias maneiras que o Kindle Previewer lhe permitirá ver o seu ebook a partir do seu computador:

Previewer do Kindle

Na imagem acima, você pode ver que o Kindle Previewer permite que você veja como seu ebook será representado nos dispositivos Fire HD, Fire HDX e Fire HDX 8.9, por exemplo. Se você clicar na opção Devices (no menu de topo), você terá outras opções de visualização: Kindle e-ink, Fire e Kindle para iOS. São muitas opções para uma pequena ferramenta.

O que falta?
Estou utilizando a versão 2.94 do Kindle Previewer (que não mostra como um ebook será representado em um dispositivo Android). Talvez uma versão futura o permita.

Bom, mas não perfeito
Uma palavra final sobre o Kindle Previewer: ele não é perfeito. Às vezes, os problemas que aparecem no Kindle Previewer não aparecem em um dispositivo real. Mas o oposto também é verdadeiro.

Porém, o principal é que o Kindle Previewer irá alertar você sobre possíveis problemas em seu ebook, como a inexistência de um TOC, por exemplo.

E, claro, se você for fanático(a) (no bom sentido), sempre poderá encontrar alguém com um dispositivo que você não tem e perguntar se você pode ver como seu ebook está sendo representado nele.




Comente