Como revisar em um Kindle: 8 passos para corrigir seu ebook

Sabia que você pode usar seu Kindle (ou um outro dispositivo de leitura, como um aplicativo) para revisar o seu ebook?

As instruções deste post se aplicam a um dispositivo Kindle, mas a revisão em aplicativos Kindle segue uma lógica semelhante.

Revisar em um dispositivo de leitura

Faz um grande sentido revisar e corrigir seu ebook em um dispositivo de leitura. Por quê? Pelo simples fato de que, assim, você pode ver o seu ebook na forma que os leitores vão ler e pode detectar eventuais problemas de formatação.

Na verdade, se você tem tempo, não é uma má ideia dar uma olhada no seu livro digital em uma variedade de dispositivos leitura.

Como revisar em um Kindle

Antes de começar a revisão, você vai precisar obter o arquivo do ebook (pode ser depois dele passar pelo processo de conversão da Amazon).

Depois, você vai precisar transferir este arquivo para o seu dispositivo Kindle. Veja como:

1. Envie seu arquivo para a Amazon
Não precisa concluir o processo de publicação o livro, basta carregar o arquivo. Quando você enviar seu arquivo para a Amazon, ele será convertido em um arquivo mobi, utilizando o software de conversão automática. Este arquivo mobi é o arquivo que você utilizará para transferir para o seu Kindle (para revisão).

2. Baixe o arquivo mobi
Para obter o arquivo mobi, baixe-o depois dele ter sido enviado e convertido, clicando no link Pré-visualizar livro disponível em 7. Pré-visualização de seu livro.

Como editar um ebook Kindle

3. Transfira o arquivo para o seu Kindle
Conecte o seu Kindle ao seu computador usando um cabo USB. Localize o arquivo mobi na pasta Downloads ou onde quer que você o tenha armazenado. Transfira-o para a unidade Kindle. Certifique-se de colocar o arquivo na pasta Documentos do seu Kindle.

4. Encontre o arquivo em seu Kindle
Se tudo correu bem na etapa 3, você encontrará o arquivo na tela inicial do seu Kindle. Porém, às vezes, você terá que baixar esse arquivo duas vezes antes dele aparecer na tela inicial.

[junkie-alert style=”grey”] Dica: gosto de classificar meus ebooks, de modo que os mais recentes apareçam no topo da tela. Isso me ajuda a encontrar rapidamente os arquivos que estou lendo no momento ou nos quais estou trabalhando. Veja como: a partir da página inicial, toque em “Menu” e, em seguida “Classificar por”. Escolha “Recentes”. Seu arquivo deve aparecer no topo de sua página inicial. [/junkie-alert]

5. Inicie a revisão
Marque cada erro que você encontrar usando o recurso Adicionar ou Nota de Destaque do seu dispositivo Kindle. Acho que o modo como as Notas de Destaque são apresentadas um pouco complicado. São difíceis de encontrar, o que reduz a eficiência. Então, prefiro dar destaque, pois apresentam e salientam os erros.

6. Abra o arquivo original em seu computador
Abra aquele arquivo original que você carregou para a Amazon (ou seja, se você enviou um documento do Word, então abra este arquivo do Word).

7. Obtenha seus destaques e notas em seu Kindle
Toque no ícone “Menu” no canto superior direito e selecione “Ver Notas e Marcações”. Seu dispositivo Kindle irá exibir, em uma lista, todos os erros que você destacou.

8. Corrija seu arquivo original
Veja o primeiro destaque em seu Kindle. Usando o recurso “Localizar” do Word, digite as duas primeiras palavras do texto em destaque. Isso irá ajudá-lo a localizar o erro no arquivo original do Word. Depois de encontrar o erro, faça a correção. Continue a consultar os destaques no Kindle e a localizar seus erros no seu arquivo original, um a um. Repita esse processo até completar a lista de erros do seu dispositivo Kindle. Quando terminar, envie seu arquivo corrigido para a Amazon.

Trabalhando com um profissional de formatação ou designer

Se você estiver trabalhando com um profissional de formatação ou um designer que esteja formatando o seu ebook, você pode usar o arquivo mobi que ele lhe enviar e transferi-lo para o seu dispositivo Kindle usando os passos acima.

Eu gostaria que houvesse uma maneira mais fácil para compilar suas anotações (os destaques e as marcações) para que você possa compartilhá-los facilmente com o profissional contratado de modo que ele possa fazer as correções. Mas não há. Talvez a Amazon, futuramente, desenvolva um recurso para documentos pessoais que torne o compartilhamento de anotações algo fácil de fazer e o processo de revisão mais eficiente.

Dicas para outros dispositivos

O arquivo mobi que você obteve da Amazon (seguindo as instruções deste post) pode ser transferido para smartphones e tablets que tenham aplicativos que possam ler arquivos mobi.

Você também pode ler o arquivo mobi no seu computador usando o aplicativo Kindle para PC ou Kindle para Mac.



Comente