Como usar metadados para vender ebooks

Provavelmente você já ouviu o termo “metadados“. Ele costumava fazer referência a dados bibliográficos na época em que eram utilizados por livreiros e bibliotecários.

Atualmente, os metadados têm uma função relevante para ebooks: são as informações fornecidas sobre o seu ebook para ajudar as livrarias online a vendê-los (e os bibliotecários a catalogá-los).

Além disso, podem ajudar potenciais leitores a saber do que se trata o seu ebook.

Existem dois grandes tipos de metadados para ebooks:

  1. metadados nucleares que incluem informações essenciais, tais como o título, preço, autor, categoria (classificação) etc;
  2. metadados relacionados ao marketing. Estes ajudam a vender o ebook, mas não são essenciais para que o mesmo seja listado em sites de livrarias ou em catálogos de bibliotecas. Coisas como sinopses, biografias de autores, citações de resenhas, capítulos da amostra e assim por diante.

Você pode usar metadados para melhorar as chances de seu ebook ser encontrado pelos mecanismos de busca (como o Google) ou por sites de livrarias. Na verdade, bons metadados são essenciais para que seu ebook possa ser encontrado pelos mecanismos de busca.

10 dicas para otimizar os metadados de seu ebook

Aqui estão 10 dicas para otimizar metadados e garantir que seu ebook tenha mais chances de ser encontrado.

  • forneça os dois tipos de metadados (os de marketing, bem como os de núcleo);
  • a descrição do ebook deve incluir palavras-chave, especialmente nas primeiras 50-100 palavras;
  • títulos e subtítulos podem incluir palavras-chave (embora, em alguns casos, isso nem sempre seja possível);
  • se possível, use categorias (forneça várias categorias). Por exemplo, a Amazon permite até 2;
  • inclua comentários (incluindo alguns trechos de resenhas) e mencione eventuais citações na mídia;
  • disponibilize excertos onde for possível;
  • use tags HTML nos metadados (se permitido);
  • forneça links de sites (por exemplo, para páginas autor). Mas isso nem sempre é possível ou permitido;
  • aplique estes princípios tanto às informações sobre o autor, bem como às informações sobre o próprio ebook;
  • adicione a cidade do autor. Isso irá ajudar a atingir o público local.

Otimização versus otimização em mecanismos de busca

O Google, o Bing e o Yahoo são os mecanismos de busca mais importantes.

Mas muitas consultas de pesquisa para ebooks acontecem em outros sites. Entre os mais importantes estão as caixas de pesquisa em sites de livrarias online (como a Amazon).

Os algoritmos que impulsionam estes sites (e outras funções, tais como mecanismos de recomendação) são diferentes daqueles por trás dos mecanismos de busca tradicionais, como o Google. Os algoritmos das livrarias online são muito influenciados pelos metadados que autores e editores fornecem, mas também por fatores como atividade de um usuário no site da livraria.

O mecanismo de recomendação da Amazon é um dos mais famosos (e importantes) exemplos de um algoritmo. Ele combina informações sobre um ebook com as informações sobre o usuário/leitor para, deste modo, filtrar o que o usuário vê e sugerir outros ebooks nos quais pode estar interessado em ler.

Portanto, tenha em mente que os princípios tradicionais de otimização de sites (que funcionam para o Google, Bing, Yahoo) não vão, necessariamente, ter o mesmo impacto para a Amazon ou outros sites de livrarias ou distribuidores, embora sejam um excelente ponto de partida.




Comente