Por que a Amazon removeu a resenha do meu livro?

A remoção, por parte da Amazon, das resenhas, comentários e avaliações de ebooks tem sido um problema significativo para muitos autores e autoras.

Vamos entender um pouco mais sobre o que isso significa.

Termos de Serviço das avaliações da Amazon

Comentários e avaliações por parte de membros da família e amigos, revisões pagas (em resumo, comentários que, a priori, são tendenciosos ou realizados em troca de algo) são uma violação dos Termos de Serviços da Amazon e que podem fazer com que sejam removidas e, até mesmo, as contas inteiras suspensas.

A questão é: a Amazon tem sido cruel em reprimir opiniões de “pessoas que você conhece.” Além disso, um monte de avaliações e comentários legítimos estão ficando neste fogo cruzado.

Como a Amazon faz a conexão entre você e um avaliador?

Usando técnicas de Datamining combinadas com intervenção humana.

Ao longo dos anos, a Amazon construiu mecanismos (tanto manuais como automatizados), que detectam, removem ou impedem avaliações ou resenhas que violam as diretrizes dos Termos de Serviços.

[junkie-alert style=”grey”] Datamining ou mineração de dados é o processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes, como regras de associação ou sequências temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados. [/junkie-alert]

A mineração de dados e a inteligência artificial são os fatores dominantes. Por quê? Porque a Amazon não vai contratar 15.000 pessoas para monitorar avaliações de 3,5 milhões de títulos de ebooks, mais de 15 milhões de livros impressos.

É por isso que, em 2016, a Amazon lançou oficialmente uma nova plataforma de aprendizado de máquina (que desenvolveu internamente) para analisar avaliações e a manipulação de comentários.

O que provavelmente é sinalizado como manipulação?

  • Se a conta do leitor (comentarista ou avaliador) mostrar conexões evidentes com o autor (por exemplo, endereço, sobrenome, números de telefone);
  • Muitos comentários a partir do mesmo endereço de IP (ou seja, a sua cidade, escritório, etc);
  • A mesma avaliação ou resenha publicada pelo mesmo usuário várias vezes para um ou vários autores;
  • Conexões em contas do Facebook e do Twitter. Dê uma olhada no que diz as configurações sociais na sua conta Amazon: “Conecte sua conta do Facebook para usar recursos em sites, dispositivos e aplicativos da Amazon que exigem acesso à sua conta do Facebook. Isso inclui compartilhar com amigos, acessar suas fotos do Facebook e descobrir novos produtos baseados em seus gostos.” Portanto, se o comentarista pertence ao mesmo grupo de autores que você e se gosta de postagens semelhantes às suas, então uma conexão pode ser feita;
  • O mesmo carimbo de data/hora de busca (QID) clicado por muitas pessoas diferentes que já estão vinculadas ao autor;
  • E provavelmente mais uma dúzia de fatores nos algoritmos de avaliação da Amazon.

Duas grandes perguntas: Palavras-chave e Link de Associado

1) Se eu excluir os parâmetros adicionais e as palavras-chave do link do meu ebook no site da Amazon, como posso classificá-lo para essas palavras-chave?

Esta questão decorre da crença de que, usando o link resultante de uma pesquisa para o seu ebook no site da Amazon, você poderia enganar os algoritmos fazendo-os acreditar que o livro está associado a determinadas palavras-chave.

No entanto, o uso de palavras extras em uma URL provavelmente não é a forma mais eficaz de associar o seu ebook a determinadas palavras-chave.

Na verdade, pode até ser contraproducente. Em vez disso, você pode definir até sete palavras-chave “formais” para o seu ebook durante o processo de upload do KDP. Além disso, na parte superior da página, você deve acrescentar palavras-chave relevantes no título, subtítulo e descrição do livro, é claro.

A URL não é uma maneira correta de fazer o sistema da Amazon acreditar que alguém colocou as palavras-chave na barra de pesquisa, encontrou seu ebook e clicou nele. É precisamente o carimbo de data/hora da pesquisa (QID) que impede que seu link seja visto como um resultado de uma pesquisa “natural”.

2) Devo continuar a usar meu próprio link de afiliado da Amazon para promover meus livros?

Não é contra os Termos de Serviço fazer isso. Dados os fatores mencionados acima, você terá que avaliar os benefícios versus os riscos. Ninguém vai decidir por você.

Em essência, o link de afiliado da Amazon estabelece uma conexão direta entre o link que foi postado (ou clicado) e você mesmo. Assim, isso aumenta os riscos mencionados acima.

Por outro lado, promover o seu livro através de um link de afiliado pode ser uma fonte adicional de renda. Como sempre, não há uma resposta definitiva para esta questão. Talvez seja mais importante saber onde e como você usa o link.

Usar o link em sua página de autor ou no seu blog é, provavelmente, seguro. Porém, usar esses links na publicação de seu ebook em muitos grupos do Facebook, onde há pessoas ligadas a você ou mesmo em grupos de troca de avaliações, é provavelmente muito arriscado.

A maioria dos autores irá sempre solicitar comentários às pessoas conhecidas

Seja qual for o caso, a URL baseada em resultados de pesquisa é um fator que torna mais fácil para a Amazon (de um ponto de vista da mineração de dados), estabelecer uma conexão entre o autor e o comentarista.

A Amazon não implementou seus Termos de Serviço de avaliações de uma maneira em que o “acusado goza do benefício da dúvida”. Isso tem sido um problema para muitos autores se acompanharmos os debates em fóruns.

A maioria dos autores irá sempre solicitar às pessoas da família ou a amigos(as) que façam comentários a seus livros. Isso tem sido uma prática comum desde os primórdios da indústria editorial. Estamos todos cientes de quão crítico esses comentários iniciais são para um autor novato ou para o sucesso do lançamento de um livro digital.




Comente