Encontrar ideias para o título de seu ebook pode ser um exercício difícil. O título do seu ebook é, afinal, a primeira coisa que seus leitores irão ver quando eles o descobrirem na Amazon.
Eu sei que, no íntimo, você quer que o título do seu livro seja poético, informativo, memorável e agradável aos olhos e ouvidos. Afinal, escrever um livro não é brincadeira. Você merece ter um título sólido para sua obra-prima.
Então, para estimular o processo criativo, apresento nesta postagem algumas regras a serem consideradas. Uma vez que existem diferentes considerações de título para ficção versus não-ficção, dividi esses dois tópicos separadamente.
Vamos começar com os livros do gênero “não-ficção”.
Como escolher um título de ebook para não-ficção
Ao escolher um título para o seu ebook do gênero não-ficção, tenha em mente que os leitores desse tipo de livro frequentemente estão em busca de ajuda ou aprendizagem. Pode ser dicas sobre como perder peso, como se tornar bem-sucedido no mundo dos negócios ou como instalar o WordPress.
Esses leitores querem uma resposta às suas perguntas ou uma solução para um problema. Um título de ebook de não-ficção bem elaborado vai mostrar que eles encontram o ebook certo.
Regra 1: Diga aos leitores o que o ebook pode fazer por eles
Deixe claro aos leitores o que eles irão ganhar com a leitura do seu ebook.
Alguns profissionais recomendam fazer uma clara promessa diretamente no título para atrair leitores.
Pergunte a si mesmo:
- Estou ensinando uma habilidade (como fazer)?
- Estou compartilhando uma experiência (memórias)?
- O que meus leitores vão obter lendo meu livro?
Exemplo:
O ebook “Como Ganhar Dinheiro com o Google AbSense” apresenta no título (de forma direta e sucinta) o que pretende. Não preciso dizer mais nada…
Regra 2: Use um subtítulo para maior clareza
Um excelente título de não-ficção emprega frequentemente um subtítulo para esclarecer o que os leitores vão encontrar no livro.
Um subtítulo claro é como um sinal direcional direcionando o leitor para o resultado por ele desejado.
Pergunte a si mesmo:
- Qual é o meu objetivo ao escrever este ebook para meus leitores?
- Como eu estou ajudando meus leitores?
- Sobre o que eu os ensino?
- Por que estou publicando este ebook?
Exemplo:
O ebook do meu amigo João Fagundes tem como subtítulo: “Crie as capas de seus ebooks usando esta ferramenta gratuita”.
[junkie-alert style=”grey”] Obs.: o subtítulo da capa difere daquele apresentado na loja brasileira da Amazon: “Um guia prático para criar capas para ebooks”. Eu aconselharia ao João que alterasse o subtítulo (tanto na capa como na loja) para: “Um guia prático para você criar capas para seus ebooks usando esta ferramenta gratuita”. [/junkie-alert]
Regra 3: Descreva o que acontece no seu ebook
Se o seu ebook é mais sobre uma história, uma jornada de transformação, uma narrativa ou um livro de memórias, o título deve refletir o que acontece no seu livro.
Pergunte a si mesmo:
- O que vai acontecer?
- A que jornada eu espero conduzir o leitor enquanto eles leem?
Regra 4: Títulos de ebook não-ficcionais não devem estar secos
Você pode até se divertir com os títulos de seu ebook. Isto é especialmente verdadeiro no gênero “não-ficção”, de um ensaio pessoal, memórias ou até mesmo um ebook técnico.
Pergunte a si mesmo:
- como posso me divertir com meu material?
Exemplo:
Steve Krug é um especialista norte-americano em experiência de usuário web. Ele é mais conhecido por seu livro “Não me faça pensar”, sobre a interação homem-computador e usabilidade na web. O título desse livro de Krug faz com que você pare, coce a cabeça e pegue o livro para satisfazer sua curiosidade.