O que é realmente preciso para construir uma plataforma de autor(a)? Dinheiro? Conexões?
Na verdade, o aspecto mais importante para a construção de uma plataforma de autor(a) é entender que tudo se trata de engajamento; sobre como se conectar e interagir com as pessoas que estão interessadas em livros como o seu.
Sua plataforma é uma teia de entrelaçamentos, valores, emoções, pensamentos, histórias, imagens e ideias que resultam da sua própria filosofia de trabalho como escritor(a) e são compartilhados por seus fãs.
Porém, a parte difícil de tudo isso é encontrar formas de comunicar eficazmente a sua mensagem com um público que ainda é desconhecido para você. Estabelecer e manter um link com sua tribo em potencial é tanto um desafio, como a recompensa ao construir sua plataforma de escritor(a).
Você pode me perguntar: “O que posso fazer para criar uma poderosa plataforma de autor(a)?”
Lembre-se: primeiramente, você tem que agir. Então, a seguir, apresento uma lista de ferramentas e estratégias. Escolha aquelas que você pode pôr em prática imediatamente e, assim, você:
a) estará mais propenso(a) a completar as tarefas, e
b) ganhará a confiança necessária para começar a implementar alguns dos itens mais difíceis na lista.
1. Defina o seu “porquê”. Como você quer ser conhecido(a), o que o(a) faz diferente e qual é a mensagem que você sente que deve compartilhar com o mundo?
2. Planeje o seu futuro. Saber onde você quer ir é o primeiro passo para chegar lá. Quais são seus objetivos? Quem é seu público atual, potencial ou futuro?
3. Analise seu público-alvo. O conhecimento de seu leitor ideal deve ser detalhado. Qual é a idade, sexo, faixa de renda, educação, paixões, necessidades, rotinas, valores e objetivos? Onde é que eles gastam tempo on-line e offline? Quem ou o que pode ajudar você a ter acesso a eles?
4. Investigue seu mercado, nicho ou gênero. Estude a concorrência. Pesquise no Google por palavras-chave específicas para o seu nicho de mercado ou gênero. Que resultados você obtém? Pesquise por autores populares em seu gênero; o que estão (ou não) fazendo que você pode adaptar para a sua estratégia de plataforma?
5. Configure o seu site profissional. Invista no seu próprio site. Contrate um nome de domínio próprio (algo em torno de R$30,00 por ano) e uma hospedagem paga (em média R$10,00 mensais). Ter um blog na plataforma Blogspot ou um WordPress.com indicará pouco comprometimento de sua parte.
6. Construa sua lista de email. Configurar uma lista de e-mail é, sem dúvida, o elemento mais importante para a construção de uma base de seguidores engajados e, a partir daí, conseguir que a sua mensagem seja ouvida. Os leitores que fornecem seus endereços de email a você devem ser tratados com respeito. Considere o uso de um bom serviço de e-mail, como o MailChimp, para gerenciar seus assinantes.
7. Abra uma conta no Twitter. Aprenda dicas, truques e as melhores práticas para tirar o máximo proveito do Twitter.
8. Crie a sua página de fãs no Facebook. Lembre-se que há uma diferença entre o seu perfil no Facebook e uma página do Facebook.
9. Use a ferramenta Google Keyword. Aproveite a ferramenta Planejador de palavras do Google Adwords para descobrir o que seus leitores estão procurando online e as palavras que eles estão usando ao fazer isso.
10. Elabore sua biografia. Aproveite a oportunidade para destacar sua experiência e realizações, criando uma biografia.
11. Comece a comentar. Se você já tem um blog, sabe o quão difícil e gratificante é obter comentários sobre seus posts. Aproveite o tempo para adicionar ideias, fazer perguntas ou fazer comentários em blogs outros autores. Faça isso regularmente e os proprietários desses blogs vão notar você e seu trabalho como autor.
12. Configure alertas do Google Alerts. Uma maneira fácil de se manter atualizado sobre as notícias e acontecimentos em seu nicho é o Google Alerts: um serviço gratuito que permite que você especifique nomes, frases ou palavras-chave relacionadas ao seu nicho ou área de interesse. Sempre que o Google identificar algo novo, o serviço encaminha os resultados para sua caixa de emails.
13. Torne-se um perito em seu campo. Muitas pequenas ações podem ajudar você a se tornar conhecido em sua área de interesse. Participe como blogueiro convidado em alguns blogs; ofereça-se para responder perguntas em outros blogs ou fóruns e assim por diante.
14. Configure o Google Analytics. Se você tem um site ou blog, analisar e monitorar o tráfego é extremamente importante. Conhecer quem está visitando seu site, como eles chegam lá e o que eles estão procurando é uma informação essencial para o crescimento e expansão de sua plataforma de escritor.
15. Inclua uma chamada à ação no final de seus posts. Se você conseguiu atrair o seu leitor para o final de seu artigo, certifique-se de tirar proveito disso. Peça o leitor a faça alguma coisa: compartilhar o artigo, subscrever a sua lista de e-mail, deixar um comentário ou pergunta.
16. Torne mais fácil o ato de compartilhar. Existem muitos plugins disponíveis no WordPress que tornam mais fácil incluir botões de compartilhamento. Você pode ver os meus no topo desta postagem.
17. Busque a si mesmo. Faça uma pesquisa no Google pelo seu próprio nome ou pseudônimo, por seus livros, para ver o que as outras pessoas estão vendo quando fazem uma pesquisa similar.
18. Adicione valor. Analise todos os seus esforços para construção da sua plataforma e se pergunte: “Onde posso agregar valor? Contribuir mais, dar mais?”
19. Seja útil. Compartilhe links úteis e responda a perguntas nas mídias sociais. Pergunte a seus leitores que dificuldades estão encontrando e forneça respostas, se puder. Compartilhe suas experiências, seus fracassos e sucessos de uma forma que possa ajudar as pessoas a encontrar um caminho mais curto para o resultado que procuram.
20. Invista em você mesmo. Encontre cursos, livros, conferências e pessoas que possam ajudar no seu aprendizado e sucesso. Também invista em ferramentas e recursos que irão simplificar seus processos de escrita, aumentando a sua credibilidade e profissionalismo.
21. Use o PicMonkey para edição de fotos. Para quem não tem tempo, dinheiro ou inclinação para editar fotos com Photoshop, o PicMonkey vai satisfazer suas necessidades.
22. Atualize seus perfis. Analise todos os seus perfis nas mídias sociais e certifique-se que estão atualizados. Verifique se sua foto, biografia e links são atuais.
23. Atualize seus assinantes quando você publicar um novo post. Não se esqueça de compartilhar suas novas postagens com os assinantes de sua lista de email. Isso trará um aumento do tráfego para o seu blog.
24. Tweet um link para o seu blog. Certifique-se de que seus seguidores no Twitter obtenham uma atualização de suas novas postagens ou livros. Uma maneira fácil de fazer isso é testar seus botões de compartilhamento social e ver o que, de fato, os seus leitores vão ver quando eles compartilham a postagem.
25. Configure o seu canal no YouTube. De acordo com estatísticas, a cada mês, são assistidos mais de 6 bilhões de horas de vídeo no YouTube. Isso corresponde a quase uma hora para cada pessoa na Terra.
26. Crie um trailer do seu livro. Crie um trailer de livro de cinco minutos e envie para o seu canal no YouTube.
27. Assine seu email. Adicione a URL do seu site ou blog ao rodapé de seus emails. Inclua os sites de mídia social nos quais você está ativo em como, por exemplo, o Twitter, Facebook ou Google+.
28. Depoimentos. Configure uma página de endosso ou depoimento em seu site. Depoimentos permitem que outros leitores se identifiquem com os seus fãs. Testemunhos também são uma ótima forma de prova reputação online.
Agora é a hora de começar a construir sua plataforma de escritor. Não depois de publicar seu livro.
Tem alguma dúvida, ideia ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo.